quinta-feira, 13 de dezembro de 2012


Nosso décimo primeiro encontro: 04 dezembro 2012


  • Este nosso encontro é o último encontro formal em sala de aula, da disciplina Novos Letramentos e Educação Superior do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) – Área de conhecimento - Educação Escolar, Linha de Pesquisa – Ensino Superior - UNIVERSIDADE DE SOROCABA (UNISO). Professor responsável: Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes.
  • Os dois próximos encontros já programados, são no dia 10 e 11 de dezembro, no 1º Seminário UNISO-UFSCAR (Campus Sorocaba) – Tendências e Desafios da Educação Superior no Brasil.
  • Na aula de hoje o foco da discussão foi o livro – MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA (Roxane Rojo, Eduardo Moura – organizadores).
  • ROJO, Roxane; ALMEIDA, Eduardo de Moura. Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editora, 2012.
  • O Prof. Luiz Fernando deixou bem a vontade a leitura desse livro que está dividido em 12 capítulos. Cada aluno fez a leitura dos capítulos conforme o seu interesse. Alguns alunos fizeram a discussão do capítulo lido usando slides para a apresentação, outros apenas comentaram oralmente.
  • Os capítulos comentados foram: (1) Capítulo 1 – Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola; (2) Capítulo 2 – Blog nos anos iniciais do fundamental I: a reconstrução de sentido de um clássico infantil; (3) Capítulo 8 – O manguebeat nas aulas de português: vídeoclipe e movimento cultural em rede; (4) Capítulo 9 – A canção Roda-viva: da leitura às leituraS.
  • Entre as discussões feitas em sala de aula destaco apenas alguns comentários ou citações, pois nas postagens anteriores já mencionei alguns capítulos do livro que fiz a leitura, e que foram discutidos na aula de hoje.
  • A prática pedagógica precisa ser fundamentada em teorias, e isso foi observado nas práticas desenvolvidas e relatadas nos capítulos do livro.
  • ¨Se a educação não rimar com transformação, não rima com mais nada¨ (Prof. Luiz Fernando Gomes).
  • ¨É necessário espalhar o conhecimento. A importância da academia é a produção¨ (Prof. Luiz Fernando Gomes).
  • Necessário para o pesquisador são os relatos de experiências.
  • O professor deve engajar as crianças no processo e traçar estratégias que levem do conhecimento prévio à criação. Durante a criação, será possível abordar o currículo escolar, o sistema de escrita, ampliar o repertório e transitar pelas diversas modalidades e coleções culturais (p.38). Podemos destacar que esse é o papel do professor/pesquisador.
  • Permitir que desconstrua e reconstrua – ¨O trabalho escolar pode ter início no conceito ou no texto conhecido: ele será desconstruído e reconstruído; a reconstrução será hipermodal, na medida em que as conexões forem feitas e os conhecimentos se interligarem. Nesse processo, as crianças poderão avaliar (de maneira crítica) quando e como usar a língua, as linguagens e as ferramentas escolhidas¨ (p.39).
  • Leitor crítico do mundo – ¨a formação de um leitor proficiente é um dos principais objetivos do ensino de língua portuguesa e uma proposta de alfabetização com vistas aos multiletramentos precisa levar em conta o caráter multimodal dos textos e a multiplicidade de sua significação¨ - vertente bakhtiniana (p.39).
  • A referência teórica é fundamental nos relatos de experiências.
  • Alguns autores, como Bakhtin e Lemke foram mencionados em vários capítulos do livro em discussão.
  • Observa-se a música ligada ao conteúdo histórico (capítulo 9).
  • Muitas músicas antigas são remixadas – atrativo para os jovens de hoje.
  • Há a necessidade de se repensar nas práticas pedagógicas.
  • ¨A leitura não pode ser disciplinar, deve ser multissemiótica (muitos signos)¨ (Prof. Luiz Fernando Gomes).
  • Comentários sobre os projetos de extensão – flexibilidade..
  • Diferentes perspectivas sobre o processo de leitura (p.193-194): (a) leitura como decodificação; (b) leitura como compreensão; (c) leitura como interação; (4) leitura como réplica ativa.

  • A aula de hoje foi bastante interativa e participativa. Valeu!!!



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