sábado, 15 de dezembro de 2012


Nosso décimo terceiro encontro: 11 dezembro 2012


  • Hoje participei do segundo dia do 1º Seminário UNISO-UFSCAR (Campus Sorocaba) – Tendências e Desafios da Educação Superior no Brasil – realizado em 10 e 11 de dezembro.
  • Dia 11/12: UNISO - Câmpus Cidade Universitária - Auditório Principal – com programação para o período da manhã e tarde. No período da manhã: mesa redonda - Expansão da Educação Superior no Brasil e a formação de profissionais da Educação – com a participação dos professores doutores: Waldemar Marques (UNISO), Bárbara Sicardi Nakayama (UFSCAR) e Luiz Fernando Gomes (mediador). No período da tarde: mesa redonda - O público e o privado na educação brasileira: democratização e acesso – com a participação dos professores doutores: José Dias Sobrinho (UNISO), Paulo Lima (UFSCAR) e Waldemar Marques (mediador).

  • Na programação também teve painéis: Projetos e pesquisas na pós-graduação em educação e conversa com os autores, além de atividade cultural e solenidade de encerramento.

  • Faço menção a alguns tópicos em debate que acredito que merecem destaque.
  • O Prof. Dr. Waldemar Marques comentou sobre – Expansão e Oligopolinização da educação superior no Brasil.
  • Amostragem em gráficos comparando as matrículas no ensino superior (público e particular) no Brasil no período de 1965/2010.
  • A partir de 1965 – predomínio do ensino público, com aproximadamente 60% das matrículas efetuadas no ensino superior.
  • Em 1970 – a quantidade de matrículas efetuadas no ensino superior correspondem a 50% no ensino público e 50% no ensino particular.
  • A partir de 1970 – a quantidade de matrículas efetuadas no ensino superior predominam no ensino particular. Em 2010 temos: 75% no ensino particular, e 25% no ensino público.
  • O significado da expansão da educação superior no Brasil:
      • Ações afirmativas e inserção social;
      • Formação de grandes conglomerados com operações na bolsa de valores;
      • Operação em escola: enxugamento de pessoal e maximização de recursos;
      • A força da propaganda;
      • O PROUNI e a renúncia fiscal.

  • A Profa. Dra. Bárbara Sicardi Nakayama (UFSCAR) comentou sobre – Limites, desafios e possibilidades da formação de professores diante da expansão da educação superior.
  • Reflexões e necessários desdobramentos: (i) o papel das pesquisas sobre os processos de constituição profissional; (ii) fortalecimento de espaços reflexivos e de problematização da prática educativa nos cursos de licenciatura e de formação continuada.
  • Em relação a educação – ¨Mais do que respostas temos que ter propostas¨ (Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes).
  • Resumidamente podemos mencionar que a Educação a distância, a expansão dos cursos superiores no País, a formação de educadores e a formação cidadã do aluno, bem como a democratização do acesso ao ensino foram os temas discutidos no 1º Seminário UNISO-UFSCar - Tendências e Desafios da Educação Superior no Brasil. Além das mesas-redondas, em que foram debatidas as perspectivas em cada uma dessas áreas, o evento teve apresentação de projetos e pesquisas em Educação. As atividades reuniram professores, estudantes e pesquisadores durante esta segunda e terça-feira, na UFSCar e Uniso, respectivamente. O seminário é uma das atividades acadêmicas promovidas por um grupo de professores e alunos dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Uniso e da UFSCar, formado com o objetivo de discutir temas relevantes da educação no Brasil e promover a troca de conhecimentos. (Disponível em: www.uniso.br)

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