sexta-feira, 14 de dezembro de 2012


Nosso décimo segundo encontro: 10 dezembro 2012

  • Conforme já mencionei nas postagens anteriores, o 1º Seminário UNISO-UFSCAR (Campus Sorocaba) – Tendências e Desafios da Educação Superior no Brasil – está marcado para os dias 10 e 11 de dezembro.
  • Dia 10/12: UFSCAR- Câmpus Sorocaba - Auditório Principal – com programação para o período da tarde e noite. No período da tarde: abertura e mesa redonda - A educação a distância no Brasil: perspectivas e desafios – com a participação dos professores doutores: Luiz Fernando Gomes (UNISO), Tereza M.P. de Castro Mello (UFSCAR) e Marcos Francisco Martins (mediador). No período da noite: mesa redonda - Educação superior: formação cidadã e trabalho – com a participação dos professores doutores: Pedro Goergen (UNISO), Maria Carla Corrochano (UFSCAR) e Bárbara Sicardi Nakayama (mediadora).

  • Na programação também teve painéis: Projetos e pesquisas na pós-graduação em educação e conversa com os autores, além de atividade cultural.

  • Faço menção a alguns tópicos em debate que acredito que merecem destaque.
  • ¨A interação institucional UNISO-UFSCAR (Campus Sorocaba) é muito significativa¨ (Prof. Dr. Marcos Francisco Martins).
  • Consolidar outras iniciativas como o SEPED que ocorre na UNISO - um olhar extenso de outros orientadores e de outra instituição (Prof. Dr. Marcos Francisco Martins).
  • Basicamente há um formato padronizado do curso a distância (Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes).
  • Fala-se da Educação a Distância como modalidade.
  • ¨Os meios não definem mais impõem limites¨ (Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes).
  • A educação em rede começa fora da escola.
  • A nova educação – carência de especialistas para trabalhar em EAD.
  • Comentários sobre a contracultura.
  • Adaptação da tecnologia ao ensino tradicional.
  • ¨A escola, muitas vezes, usa o ¨chic¨ que já passou há muito tempo¨ (Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes).
  • Na UNISO há ensino a distância, porém na UFSCAR (Campus Sorocaba) não há.
  • Foi mencionado o curso a distância do Instituto Universal Brasileiro (IUB) que existe desde a década de 80. Antes no IUB a inscrição/matrícula era por correio, hoje se inscreve pelo site. É muito interessante conhecer a trajetória do IUB.
  • A promessa do IUB, mesmo com o passar dos anos, continua a mesma: sucesso profissional, economia e tempo. ¨Estudar a distância não é difícil, é só diferente¨ (IUB).
  • ¨É a tecnologia que importa, ou é o nosso compromisso com o ensino Superior? (Profa. Dra. Tereza M.P. de Castro Mello).
  • A Profa. Dra. Tereza M.P. de Castro Mello, mencionou e fez um breve comentário que hoje a educação a distância gera status.
  • Caráter fetichista da tecnologia.
  • ¨Onde está a tecnologia no ensino Superior nas aulas presenciais? (Profa. Dra. Tereza M.P. de Castro Mello).
  • ¨Por que usamos a tecnologia como fetiche no EAD e esquecemos da tecnologia nos cursos presenciais?¨ (Profa. Dra. Tereza M.P. de Castro Mello).
  • Foi mencionado a alfabetização das crianças por meio da cartilha Caminho Suave (1990).
  • ¨O que tem motivado a educação a distância?¨(Prof. Dr. Marcos Francisco Martins).
  • ¨A educação a distância é uma outra educação¨ (Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes).
  • As críticas que fazem à educação presencial são cabíveis para a educação a distância.
  • Ensino Superior – práticas pedagógicas engessadas.
  • As questões levantadas e as discussões ocorridas foram de grande valia para se repensar na educação de qualidade que tanto se almeja.

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