Nosso
décimo encontro:
06 novembro 2012
- Texto apresentado e discutido nesta aula: A ¨coisa¨ do novo letramento – dos autores Lankshear e Knobel. O texto original está em inglês. A apresentação foi dos alunos Keli e Edmilson. Utilizaram slides e dois remix para a apresentação.
- LANKSHEAR, COLIN & KNOBEL, MICHELE. The “Stuff” of New Literacies. Disponível em: http://everydayliteracies.net/pubs.html
- Lankshear e Knobel, autores do texto discutido na aula de hoje, são os mesmos do artigo em discussão da aula anterior.
- O texto desta semana em discussão, é basicamente uma sequência do artigo da aula passada; alguns conceitos se repetem e outros novos são acrescentados.
- Na introdução, segundo os autores, a ¨coisa¨ dos novos letramentos promove o foco para pensar sobre eles em relação ao aprendizado, educação e pesquisa em condições atuais. Entende-se por foco: ir além do sentido cronológico (temporal) e tecnológico de novos letramentos para um contexto ontológico que revela o que é mais significativo nas tendências atuais e mudanças nas práticas sociais e de significado.
- Ontologia – parte da filosofia que trata da natureza do ser.
- Entende-se por ¨coisa¨ como termo não técnico para equilibrar teoria e técnica sem entrar em questões filosóficas sobre fenômenos e categorias do ser.
- Os Novos letramentos são erroneamente associados à novas tecnologias.
- Os autores Lankshear e Knobel, usam a mesma definição de letramento do texto anterior (já discutido), só que agora eles têm um novo olhar para a definição de letramento.
- 1. Formas socialmente reconhecidas: comentam sobre as práticas contextualizadas. Fazem referência aos autores Scribner & Cole (1981). Essas práticas estão surgindo em ritmo acelerado e com uma boa dose de consciência por parte das pessoas que as estão construindo.
- 2. Conteúdo significativo (no texto anterior não foi citado pelos autores): Gerar e comunicar significados, convidar pessoas para ressignificar novos textos e criar novos significados com outras. O conteúdo será significativo por meio da interação do texto com os destinatários.
- Os leitores fazem ¨trabalho semiótico¨quando leem textos (Kress, 2003). É ¨o trabalho de preencher signos com conteúdo¨.
- O significado envolve a articulação e a interpretação. Articulação - produzir um signo. Interpretação – produzir um ¨signo interiormente feito¨na leitura (GEE, 2004).
- A interpretação de textos tem pouco ou nada a ver com as palavras literais por si só.
- 3. Textos codificados. (1) Qualquer tipo de sistema de codificação que ¨captura¨a linguagem; (2) Reconhecimento e manipulação de símbolos alfabéticos; (3) ¨Congela¨a linguagem como uma passagem digitalmente codificada de fala e a carrega para um podcast (engajamento).
- 4. Participação em Discursos – A construção de significados baseia-se na coordenação entre elementos humanos (maneira de pensar, agir, sentir, mover-se, etc) e não humanos (ferramentas, espaços, redes, etc). A partir disso torna-se reconhecível. Os textos evocam interpretação em todos os tipos de níveis que só podem ser parcialmente acessíveis linguisticamente.
- ¨O signo pode ser um sinal, mas nem todo sinal é um signo¨. ¨O signo representa sempre menos daquilo que ele significa, temos como exemplo o mar¨. ¨O signo é sempre representação¨ (Prof. Luiz Fernando).
- Reflexão - ¨Se não há texto, não há letramento¨ ( LANKSHEAR; KNOBEL). Qual texto que os autores se referem? Apenas texto escrito? Temos textos verbal, imagético, corporal, etc.
- ¨Ao escrever um texto ou um livro nós somos ¨donos¨ da ideia, e não do significado. Muitas vezes ocorrem diversas interpretações e significados¨ (Prof. Luiz Fernando).
- ¨É possível ser letrado e ser analfabeto¨ (Prof. Luiz Fernando).
- As palavra têm dois sentidos: denotativo ou conotativo. Denotar – significar, exprimir, simbolizar. Conotação – sentido subentendido, ás vezes de teor subjetivo, que uma palavra ou expressão pode apresentar paralelamente à acepção em que é empregada. De fato conseguimos expressar muitas coisas com uma só palavra.
- ¨A palavra só adquire vida quando está no texto¨. ¨O sentido está na gente e não no texto¨. ¨O texto não é conjunto lógico do pensamento¨ (Prof. Luiz Fernando).
- A religião é uma forma de letramento ideológica.
- O não humano está muito presente nas nossas vidas. Na cibercultura o não humano é um grande parceiro. Segundo Pierre Lévy, estamos criando simbiose com a máquina. A máquina também tem sido agente. A máquina tem capacidade de tomar decisões que muitas vezes nós humanos não tomamos. Cito como exemplo o alarme dado automaticamente pela máquina na ocorrência de um incêndio.
- A ontologia de práticas de novos letramentos comemora a nova ¨ethos¨: (1) generosidade (quanto mais pessoas participarem mais rica a experiência); (2) apoio e aconselhamento gratuito;(3) construção colaborativa da prática; (4) benefício coletivo; (5) cooperação antes da competição.
- Acredito que as novas práticas exigem engajamento, criatividade e inovação.
- Para os nossos próximos encontros, uma das leituras sugeridas pelo Prof. Luiz Fernando foi o livro Multiletramentos na escola, de Roxane Rojo e Eduardo de Moura, da editora Parábola.
- O Prof. Luiz Fernando comentou sobre o 1º Seminário UNISO – UFSCAR que será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro.
1º Seminário UNISO-UFSCAR (Câmpus Sorocaba)
Tendências e Desafios da Educação Superior no Brasil
Introdução
Com o objetivo de discutir temas relevantes da educação no Brasil e promover o encontro e a troca de saberes, professores e alunos dos programas de pós-graduação em Educação da Uniso e da UFSCar uniram-se para a realização de um conjunto de atividades acadêmicas com periodicidade anual.
O primeiro seminário: Tendências e Desafios da Educação Superior no Brasil, tem como discutir os seguintes temas:
a) O público e o privado na educação brasileira: democratização e acesso;
b) Educação superior: formação cidadã e trabalho;
c) Expansão da Educação Superior no Brasil: democratização e acesso;
d) A Educação a Distância no Brasil
Período de realização - Dias 10 e 11 de dezembro de 2012.
Locais
Dia 10/12: UFSCAR- Câmpus Sorocaba - Auditório Principal - http://www.sorocaba.ufscar.br/ufscar/
Dia 11/12: Uniso - Câmpus Cid. Universitária - Auditório Principal http://www.uniso.br/default.asp
Contato
Uniso – Prof. Dr. Waldemar Marques – waldemar.marques@prof.uniso.br;
UFSCar – Profa. Dra. Teresa Mello: tpcmelo@gmail.com
Participantes
Alunos e professores de programas de graduação e de pós-graduação em Educação e áreas afins.
Inscrições - Somente on-line.
Prazo de inscrição - Até dia 7 de dezembro de 2012
Formas de Participação
- Pôster (1,00m x 0,75 m) - veja sugestões: http://letrasuniso.blogspot.com.br/2010/09/como-elaborar-um-poster-cientifico-1.html
- Ouvinte
Certificados - Serão oferecidos certificados digitais a todos os inscritos.
PROGRAMAÇÃO
10 DE DEZEMBRO - (UFSCAR- câmpus Sorocaba
13:00
14:00 – RECEPÇÃO
14:00 – ABERTURA - Diretor da UFSCar -
câmpus Sorocaba, prof. Dr. Isaías Torres
14:00 - 16:30 - MESA REDONDA: A educação a distância no Brasil: perspectivas e desafios
Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes (UNISO)
Profa. Dra. Tereza M.P. de Castro Mello (UFSCAR)
Mediador: Prof. Dr. Marcos Francisco Martins
17:00 -18:30 PAINEIS: Projetos e pesquisas na pós-graduação em educação
Conversa com os autores
18:00 -19:00 - ATIVIDADE CULTURAL
19:00 -21:00 - MESA REDONDA: Educação superior: formação cidadã e trabalho
Prof. Dr. Pedro Goergen (UNISO)
Profa. Dra. Maria Carla Corrochano (UFSCAR)
Mediadora: Profa. Dra. Bárbara Sicardi Nakayama
21:00 -22:30 Painéis: projetos e pesquisas na pós-graduação em educação
DIA 11 DE DEZEMBRO (Uniso- câmpus Cidade Universitária)
MANHÃ
9:00 -11:30 MESA REDONDA - Expansão da Educação Superior no Brasil e a formação de profissionais da Educação
Prof. Dr. Waldemar Marques (UNISO)
Profa. Dra. Bárbara Sicardi Nakayama (UFSCAR)
Mediador: Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes
12:00 –14:00 ALMOÇO
11:00 até 17:30 - PAINEL
TARDE
14:30 –16:30 MESA REDONDA - O público e o privado na educação brasileira: democratização e acesso.
Prof. Dr. José Dias Sobrinho (UNISO)
Prof. Dr. Paulo Lima (UFSCAR)
Mediador: Prof. Dr. Waldemar Marques
16:30- 17:30 ATIVIDADE CULTURAL
17:30-SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO - Reitor da Universidade de Sorocaba - Prof. Dr. Fernando de Sá Del Fiol.
Maiores
informações disponível em: http://educacaoquestao.blogspot.com.br
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