terça-feira, 6 de novembro de 2012

Nosso décimo encontro: 06 novembro 2012
 
 
  • Texto apresentado e discutido nesta aula: A ¨coisa¨ do novo letramento – dos autores Lankshear e Knobel. O texto original está em inglês. A apresentação foi dos alunos Keli e Edmilson. Utilizaram slides e dois remix para a apresentação.
  • LANKSHEAR, COLIN & KNOBEL, MICHELE. The “Stuff” of New Literacies. Disponível em: http://everydayliteracies.net/pubs.html
  • Lankshear e Knobel, autores do texto discutido na aula de hoje, são os mesmos do artigo em discussão da aula anterior.
  • O texto desta semana em discussão, é basicamente uma sequência do artigo da aula passada; alguns conceitos se repetem e outros novos são acrescentados.
  • Na introdução, segundo os autores, a ¨coisa¨ dos novos letramentos promove o foco para pensar sobre eles em relação ao aprendizado, educação e pesquisa em condições atuais. Entende-se por foco: ir além do sentido cronológico (temporal) e tecnológico de novos letramentos para um contexto ontológico que revela o que é mais significativo nas tendências atuais e mudanças nas práticas sociais e de significado.
  • Ontologia – parte da filosofia que trata da natureza do ser.
  • Entende-se por ¨coisa¨ como termo não técnico para equilibrar teoria e técnica sem entrar em questões filosóficas sobre fenômenos e categorias do ser.
  • Os Novos letramentos são erroneamente associados à novas tecnologias.
  • Os autores Lankshear e Knobel, usam a mesma definição de letramento do texto anterior (já discutido), só que agora eles têm um novo olhar para a definição de letramento.
  • 1. Formas socialmente reconhecidas: comentam sobre as práticas contextualizadas. Fazem referência aos autores Scribner & Cole (1981). Essas práticas estão surgindo em ritmo acelerado e com uma boa dose de consciência por parte das pessoas que as estão construindo.
  • 2. Conteúdo significativo (no texto anterior não foi citado pelos autores): Gerar e comunicar significados, convidar pessoas para ressignificar novos textos e criar novos significados com outras. O conteúdo será significativo por meio da interação do texto com os destinatários.
  • Os leitores fazem ¨trabalho semiótico¨quando leem textos (Kress, 2003). É ¨o trabalho de preencher signos com conteúdo¨.
  • O significado envolve a articulação e a interpretação. Articulação - produzir um signo. Interpretação – produzir um ¨signo interiormente feito¨na leitura (GEE, 2004).
  • A interpretação de textos tem pouco ou nada a ver com as palavras literais por si só.
  • 3. Textos codificados. (1) Qualquer tipo de sistema de codificação que ¨captura¨a linguagem; (2) Reconhecimento e manipulação de símbolos alfabéticos; (3) ¨Congela¨a linguagem como uma passagem digitalmente codificada de fala e a carrega para um podcast (engajamento).
  • 4. Participação em Discursos – A construção de significados baseia-se na coordenação entre elementos humanos (maneira de pensar, agir, sentir, mover-se, etc) e não humanos (ferramentas, espaços, redes, etc). A partir disso torna-se reconhecível. Os textos evocam interpretação em todos os tipos de níveis que só podem ser parcialmente acessíveis linguisticamente.
  • ¨O signo pode ser um sinal, mas nem todo sinal é um signo¨. ¨O signo representa sempre menos daquilo que ele significa, temos como exemplo o mar¨. ¨O signo é sempre representação¨ (Prof. Luiz Fernando).
  • Reflexão - ¨Se não há texto, não há letramento¨ ( LANKSHEAR; KNOBEL). Qual texto que os autores se referem? Apenas texto escrito? Temos textos verbal, imagético, corporal, etc.
  • ¨Ao escrever um texto ou um livro nós somos ¨donos¨ da ideia, e não do significado. Muitas vezes ocorrem diversas interpretações e significados¨ (Prof. Luiz Fernando).
  • ¨É possível ser letrado e ser analfabeto¨ (Prof. Luiz Fernando).
  • As palavra têm dois sentidos: denotativo ou conotativo. Denotar – significar, exprimir, simbolizar. Conotação – sentido subentendido, ás vezes de teor subjetivo, que uma palavra ou expressão pode apresentar paralelamente à acepção em que é empregada. De fato conseguimos expressar muitas coisas com uma só palavra.
  • ¨A palavra só adquire vida quando está no texto¨. ¨O sentido está na gente e não no texto¨. ¨O texto não é conjunto lógico do pensamento¨ (Prof. Luiz Fernando).
  • A religião é uma forma de letramento ideológica.
  • O não humano está muito presente nas nossas vidas. Na cibercultura o não humano é um grande parceiro. Segundo Pierre Lévy, estamos criando simbiose com a máquina. A máquina também tem sido agente. A máquina tem capacidade de tomar decisões que muitas vezes nós humanos não tomamos. Cito como exemplo o alarme dado automaticamente pela máquina na ocorrência de um incêndio.
  • A ontologia de práticas de novos letramentos comemora a nova ¨ethos¨: (1) generosidade (quanto mais pessoas participarem mais rica a experiência); (2) apoio e aconselhamento gratuito;(3) construção colaborativa da prática; (4) benefício coletivo; (5) cooperação antes da competição.
  • Acredito que as novas práticas exigem engajamento, criatividade e inovação.
  • Para os nossos próximos encontros, uma das leituras sugeridas pelo Prof. Luiz Fernando foi o livro Multiletramentos na escola, de Roxane Rojo e Eduardo de Moura, da editora Parábola.
  • O Prof. Luiz Fernando comentou sobre o 1º Seminário UNISO – UFSCAR que será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro.
  •  

    1º Seminário UNISO-UFSCAR (Câmpus Sorocaba)

    Tendências e Desafios da Educação Superior no Brasil



    Introdução

    Com o objetivo de discutir temas relevantes da educação no Brasil e promover o encontro e a troca de saberes, professores e alunos dos programas de pós-graduação em Educação da Uniso e da UFSCar uniram-se para a realização de um conjunto de atividades acadêmicas com periodicidade anual.

    O primeiro seminário: Tendências e Desafios da Educação Superior no Brasil, tem como discutir os seguintes temas:

    a) O público e o privado na educação brasileira: democratização e acesso;

    b) Educação superior: formação cidadã e trabalho;

    c) Expansão da Educação Superior no Brasil: democratização e acesso;

    d) A Educação a Distância no Brasil

    Período de realização - Dias 10 e 11 de dezembro de 2012.

    Locais

    Dia 10/12: UFSCAR- Câmpus Sorocaba - Auditório Principal - http://www.sorocaba.ufscar.br/ufscar/

    Dia 11/12: Uniso - Câmpus Cid. Universitária - Auditório Principal http://www.uniso.br/default.asp

    Contato

    Uniso – Prof. Dr. Waldemar Marques – waldemar.marques@prof.uniso.br;

    UFSCar – Profa. Dra. Teresa Mello: tpcmelo@gmail.com

    Participantes

    Alunos e professores de programas de graduação e de pós-graduação em Educação e áreas afins.

    Inscrições - Somente on-line.

    Prazo de inscrição - Até dia 7 de dezembro de 2012

    Formas de Participação

    - Pôster (1,00m x 0,75 m) - veja sugestões: http://letrasuniso.blogspot.com.br/2010/09/como-elaborar-um-poster-cientifico-1.html

    - Ouvinte

    Certificados - Serão oferecidos certificados digitais a todos os inscritos.

    PROGRAMAÇÃO

     

    10 DE DEZEMBRO - (UFSCAR- câmpus Sorocaba

     

    13:00 14:00 – RECEPÇÃO
    14:00 – ABERTURA - Diretor da UFSCar - câmpus Sorocaba, prof. Dr. Isaías Torres

    14:00 - 16:30 - MESA REDONDA: A educação a distância no Brasil: perspectivas e desafios

    Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes (UNISO)

    Profa. Dra. Tereza M.P. de Castro Mello (UFSCAR)

    Mediador: Prof. Dr. Marcos Francisco Martins

    17:00 -18:30 PAINEIS: Projetos e pesquisas na pós-graduação em educação

    Conversa com os autores

    18:00 -19:00 - ATIVIDADE CULTURAL

    19:00 -21:00 - MESA REDONDA: Educação superior: formação cidadã e trabalho

    Prof. Dr. Pedro Goergen (UNISO)

    Profa. Dra. Maria Carla Corrochano (UFSCAR)

    Mediadora: Profa. Dra. Bárbara Sicardi Nakayama

    21:00 -22:30 Painéis: projetos e pesquisas na pós-graduação em educação

     

    DIA 11 DE DEZEMBRO (Uniso- câmpus Cidade Universitária)

    MANHÃ

      

    9:00 -11:30 MESA REDONDA - Expansão da Educação Superior no Brasil e a formação de profissionais da Educação

    Prof. Dr. Waldemar Marques (UNISO)

    Profa. Dra. Bárbara Sicardi Nakayama (UFSCAR)

    Mediador: Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes

    12:00 –14:00 ALMOÇO

    11:00 até 17:30 - PAINEL

    TARDE

     

    14:30 –16:30 MESA REDONDA - O público e o privado na educação brasileira: democratização e acesso.

    Prof. Dr. José Dias Sobrinho (UNISO)

    Prof. Dr. Paulo Lima (UFSCAR)

    Mediador: Prof. Dr. Waldemar Marques

    16:30- 17:30 ATIVIDADE CULTURAL

    17:30-SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO - Reitor da Universidade de Sorocaba - Prof. Dr. Fernando de Sá Del Fiol.

    Maiores informações disponível em: http://educacaoquestao.blogspot.com.br
     

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