Nosso nono encontro:
30 outubro 2012
- Artigo apresentado e discutido nesta aula: ¨Pesquisando Novos Letramentos: Práticas da Web 2.0 e suas perspectivas¨ dos autores Lankshear e Knobel. O artigo original está em inglês. A apresentação foi dos alunos Keli Rocha e Marcel Cardozo. Utilizaram slides para a apresentação.
- LANKSHEAR, COLIN & KNOBEL, MICHELE. Researching New Literacies: Web 2.0 practices and insider perspectives. In: E–Learning, Volume 4, Number 3, 2007. Disponível em: www.wwwords.co.uk/ELEA
- No resumo do artigo temos Novos Letramentos como uma construção útil para reconhecer e compreender como as mudanças na atualidade estão interferindo nas práticas sociais; bem como o uso de códigos e as trocas de significados.
- Letramento: ¨Formas socialmente reconhecidas de geração, comunicação e negociação de conteúdo significativo por meio de textos codificados em contextos de participação em discursos¨.
- O texto envolve três pontos principais:
- Formas socialmente reconhecidas
- Codificação de textos
- Participação em discursos
- O texto apresentado apresenta muitas informações e questionamentos que na maioria das vezes não são respondidos. São questionamentos para a reflexão do leitor.
- ¨O remix não é reconhecido no contexto escolar. Porém é uma forma de escrita¨ (Prof. Luiz Fernando).
- ¨O sentido não está no texto, mas sim na cabeça do leitor e na troca que ele faz¨ (Prof. Luiz Fernando).
- 1. Formas socialmente reconhecidas – ¨Quando as pessoas participam em tarefas que levam a metas socialmente reconhecidas e fazem uso de um sistema compartilhado de tecnologia e conhecimento, estão envolvidas em uma prática social¨ (SCRIBNER & COLE, 1981).
- 2.Codificação de textos – Os tipos de códigos utilizados na codificação podem ser variados e contingentes.
- 3. Participação em Discursos – O discurso pode ser visto como a base subjacente dos princípios de sentido e significado. As práticas sociais são discursivas.
- Semântica: Estuda a noção de sentido e significado. Estudo das mudanças sofridas, no tempo e no espaço, pela significação das palavras.
- ¨O sentido é contextual¨. ¨Quem promove o sentido somos nós¨. ¨A negociação de sentidos depende também do tempo, é algo complexo¨ (Prof. Luiz Fernando).
- Os autores Lankshear e Knobel fazem uma análise simples das mudanças digitais e seu paralelo em níveis sociais, econômicos e culturais. E dizem que essas mudanças permitem que as pessoas construam e participem de práticas de letramento que envolvem diferentes tipos de valores, sensibilidades, normas e procedimentos, adentrando no terreno da ¨ethos¨(como razão de ser).
- Novas tecnologias – Novos aplicativos digitais em aparelhos eletrônicos:
- Construção de hipertextos
- Criação e edição de vídeos e áudios, inclusive remixes e animes
- Criação de jogos (Halo)
- Photoshopping
- Novos Letramentos (em relação aos convencionais):
- Mais participativos;
- Mais colaborativos;
- Mais distribuídos;
- Menos individualizados;
- Menos centrado no autor;
- Ligados às mudanças culturais e sociais.
- Discussão sobre a Web 1.0 e Web 2.0
Web
1.0
|
Web
2.0
|
-
Artesanal
|
-
Pós- industrial
|
-
Industrial
| |
-
Produção e venda de material para consumo privado
|
-
Busca alavancar a participação coletiva
|
-Fabricação
de produtos acabados por indivíduos designados
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-
Concentração de experiências e inteligência dentro de um
ambiente compartilhado
|
- Web 2.0 – Inclusão, colaboração e participação:
- Wikipédia
- Novas práticas de letramento: mangás e anime (fanfiction – ficção criada por fãs; fanáticos)
- Jogos online
- Blogs
- ¨Repertório é o conjunto de experiências¨. ¨Não podemos levar para a escola sempre os mesmos repertórios que os alunos conhecem e gostariam, senão não o estimulamos para outros repertórios¨ (Prof. Luiz Fernando).
- Segundo os autores Lankshear e Knobel, temos que fazer uma análise atenta em relação ao novo letramento. O que pode parecer na superfície como engajamento em um novo letramento pode muito bem não ser. Ex.: You Tube.
- Elementos da pesquisa para estudos socioculturais de novos letramentos – Construções para enquadramento:
- reconhecimento de caminhos (como prática social);
- significação de conteúdos;
- codificação;
- filiação a um discurso.
- O texto nos propõe duas questões: 1. O que de fato pode ser considerado desenvolvimento de inovadoras abordagens teóricas e/ou metodológicas e misturas? 2. O surgimento de novos letramentos cria contextos e oportunidades para identificar e tratar de questões de teoria e método?
- Foram discutidos alguns casos breve, mencionados pelos autores Lankshear e Knobel. (I) Pesquisa e desenvolvimento de jogos colaborativos online como novos letramentos. (II) Escrita análise e identidade online.
- Foi comentado nesta aula, pelo Prof. Luiz Fernando, que muitos vídeos são produzidos e colocados no You Tube por candidatos a empregos em busca de trabalhos em setores diversos. Estão substituindo o curriculum de papel pelo vídeo. Porém, no mesmo dia da aula, quando eu estava com o carro parado em um semáforo, um jovem se aproximou de mim e me entregou um pedaço de papel. Jovem de aproximadamente 23 anos e de boa aparência. Para a minha surpresa o jovem é universitário e estava entregando um pequeno curriculum em uma folha digitada pedindo emprego. O jovem tem 28 anos, segundo a informação no curriculum entregue. Observa-se o contraste dos dois fatos mencionados em um mundo digitalizado.
- ¨A tecnologia virou fetiche¨ (Prof. Luiz Fernando).
- ¨O novo ethos dos alunos é a busca de conteúdos fora da escola, o que a escola tem que fazer é inovar nas práticas pedagógicas¨ (Prof. Luiz Fernando). Concordo plenamente com o professor
- Lembrei de Bauman quando o Prof. Luiz Fernando comentou que o mundo pós-moderno é individualista e imediatista.
- ¨A tecnologia não vem com um código de ética¨ (Prof. Luiz Fernando).
- O prof. Luiz Fernando fez comentários sobre um de seus artigos que trata da questão da pesquisa etnográfica em ambientes virtuais, e sua aplicação no contexto educacional. É uma questão muito interessante. Compartilho com vocês o resumo do artigo e o link para a leitura do artigo na íntegra.
- NETNOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS PARA PESQUISAS EM EDUCAÇÃOEliete Jussara Nogueira, Luiz Fernando Gomes, Maria Lúcia de Amorim Soares
Resumo
Este trabalho discute a netnografia, um neologismo que designa uma abordagem metodológica para pesquisa etnográfica em ambientes virtuais, e sua aplicação no contexto educacional. O texto apresenta algumas das principais características da netnografia, aponta diferenças entre esta e a pesquisa etnográfica tradicional e discute questões cruciais dessa abordagem, tais como as noções de espaço, de comunidade virtual e princípios éticos que a norteiam. Ao final, apresenta uma reflexão sobre a importância de novas propostas metodológicas para pesquisas no cotidiano escolar que dêem conta das formas atuais de comunicação, de educação e de toda complexidade e dinamismo das relações sociais na escola e fora dela, tanto na ausência quanto na presença da tecnologia.Palavras-chave: Netnografia. Cotidiano escolar. Ambientes virtuais. Metodologia de pesquisa. - O artigo NETNOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS PARA PESQUISAS EM EDUCAÇÃO está disponível em: <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=quaestio&page=article&op=view&path%5B%5D=696>. Acesso 30 out. 2012
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