Nosso sexto encontro:
09 outubro de 2012
- Hoje o Prof. Luiz Fernando iniciou sua aula mostrando várias imagens de revistas, e nos instigou para a leitura crítica das imagens apresentadas. Muitas vezes, nós, seus alunos não temos o olhar crítico que o professor gostaria. Segundo o Prof. Luiz Fernando, ¨Educação rima com revolução¨. Essa afirmação tem a finalidade de provocar reflexões.
- No nosso primeiro encontro o Prof. Luiz Fernando nos mostrou uma carta manuscrita que recebeu, e novamente ele comenta sobre a carta, e diz que só agora, após 60 dias, é que fez a postagem no correio respondendo a carta. Novamente foi mencionado a facilidade dos e-mails para a nossa comunicação.
- Artigo apresentado e discutido nesta aula: ¨Novos letramentos, ensino de língua estrangeira e o papel da escola pública no século XXI¨. Apresentação das alunas: Elma e Aline
- MATOS, Andrea. M de Almeida. Novos letramentos, ensino de língua estrangeira e o papel da escola pública no século XXI In: JORDÃO (org.) Letramentos e Multiletramentos no Ensino de Línguas e Literaturas. Revista X, vol.1, :33-47, 2011. Disponível em http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/revistax/article/view/22474
- Na apresentação do artigo em discussão foram utilizados slides e vídeos, além de amostras de convites com padrões que divergem dos convites tradicionais; um dos convites de casamento lembra uma notícia de jornal.
- Entre os vários slides apresentados, geralmente com imagens e legendas, um deles é sobre os correios que tiveram que se adaptar ao mundo moderno; além da entrega de correspondências, apresentam aproximadamente 34 serviços diferenciados (adaptação de acordo com a atual necessidade).
- Slide: ¨O homem criou uma forma de escrita que adquiriu universalidade, tornando mais fácil a comunicação entre povos de línguas diferentes¨. Ex.: Twitter, Facebook, Tumblr, Msn, Orkut. Até mesmo o Pombo Correio mudou, agora é o twitter.
- Um dos vídeos apresentados nos mostra o Pombo Correio; observa-se que que no peito do pombo azul está escrito twitter. Twitter significa gorjear.
- Slide: Mudanças e Transformações – nos mostra a evolução do desenho em quadrinhos de Maurício de Souza. Temos nos desenhos transformações físicas, sociais e culturais. Nas transformações conceituais foi citado o gibi ¨Mônica Jovem¨.
- Houve discussão da capa da revista em quadrinhos apresentada, Mônica Jovem, e os seus respectivos personagens, enfocando as diversas mudanças e transformações ocorridas com o passar do tempo.
- Recursos gráficos – outdoors..
- Hipertexto – a leitura passa a ser não-linear ou multilinear. ¨Para ser hipertexto é necessário clicar¨ (Prof. Luiz Fernando).
- Discussão sobre mapa conceitual.
- Conceito significa ideia. A função do mapa conceitual é mostrar caminhos, ou seja, mostrar ideias que estão no texto.
- As palavras têm uma carga de informações. O bom leitor identifica no texto as palavras de conceitos ou ideias mais significativas para a sua leitura. (Prof. Luiz Fernando).
- ¨Nos mapas conceituais temos uma qualidade de entendimento por parte dos alunos¨ (Prof. Luiz Fernando).
- Os mapas conceituais estimulam a criatividade dos alunos.
- Para cada parágrafo do texto temos uma ideia. Da ideia primária extraímos as ideias secundárias, e dessas, as ideias terciárias; dificilmente chegamos na ideia quartenária.
- O texto é um tecido de temas e comentários.
- Discussão: Letramentos – vários conceitos, questionamentos e exemplos.
- Outros assuntos abordados: globalização, noções de cidadania, inclusão x exclusão social.
- Muitas vezes tomamos posse de informações distorcidas. Não podemos confiar em tudo que encontramos na internet.
- Letramento crítico – é necessário nos posicionar quando fazemos a leitura de um texto verbal ou imagético (Prof. Luiz Fernando Gomes).
- Comentários do Prof. Luiz Fernando sobre as imagens apresentadas nos slides.
- Hoje, nesta aula tivemos a presença da professora Lilian Mara Dal Cin dos Santos que veio de Itatiba apresentar/socializar a sua dissertação de Mestrado (UNICAMP) com a nossa turma. Convite do Prof. Luiz Fernando Gomes.
- A defesa de dissertação da Prof.ª Lilian ocorreu no dia 09 de agosto deste ano.
- O tema da dissertação é o twitter, e o título – O Pio do pássaro: uma análise das funções prototípicas do tweet.
- A Prof.ª Lilian inicia a sua fala explicando o porque do termo pio do pássaro. Segundo Lilian, o pio do pássaro é uma menção à vibração do burburinho dos pássaros.
- A Prof.ª Lilian mencionou a dificuldade de encontrar referências para a sua pesquisa.
- A Prof.ª Lilian, como pesquisadora, encontrou e analisou cinco esferas no twitter:
- Esfera cotidiana – é a esfera das relações familiares; a esfera comum. Analisou a estudante de mestrado Flávia Orci.
- Esfera cotidiana e artística. Analisou o adolescente João Pismel.
- Esfera literária. Analisou o escritor Fabrício Carpinejar.
- Esfera jornalística. Analisou a jornalista Rosana Hermann.
- Esfera artística. Analisou o humorista Rafinha Bastos.
- Foram feitas análises nas cinco esferas encontradas no twitter, tendo com referência as três funções:
- Informar o que está acontecendo
- Interagir
- Fazer refletir
- Nas considerações finais a pesquisadora faz uma retomada das cinco esferas encontradas no twitter e seus respectivos representantes por ela eleitos e estudados.
- A apresentação durou aproximadamente uma hora. Foi de grande valia a exposição da Prof.ª Lilian. Gostei muito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário