quinta-feira, 11 de outubro de 2012


Nosso sexto encontro: 09 outubro de 2012


  • Hoje o Prof. Luiz Fernando iniciou sua aula mostrando várias imagens de revistas, e nos instigou para a leitura crítica das imagens apresentadas. Muitas vezes, nós, seus alunos não temos o olhar crítico que o professor gostaria. Segundo o Prof. Luiz Fernando, ¨Educação rima com revolução¨. Essa afirmação tem a finalidade de provocar reflexões.
  • No nosso primeiro encontro o Prof. Luiz Fernando nos mostrou uma carta manuscrita que recebeu, e novamente ele comenta sobre a carta, e diz que só agora, após 60 dias, é que fez a postagem no correio respondendo a carta. Novamente foi mencionado a facilidade dos e-mails para a nossa comunicação.
  • Artigo apresentado e discutido nesta aula: ¨Novos letramentos, ensino de língua estrangeira e o papel da escola pública no século XXI¨. Apresentação das alunas: Elma e Aline
  • MATOS, Andrea. M de Almeida. Novos letramentos, ensino de língua estrangeira e o papel da escola pública no século XXI In: JORDÃO (org.) Letramentos e Multiletramentos no Ensino de Línguas e Literaturas. Revista X, vol.1, :33-47, 2011. Disponível em http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/revistax/article/view/22474
  • Na apresentação do artigo em discussão foram utilizados slides e vídeos, além de amostras de convites com padrões que divergem dos convites tradicionais; um dos convites de casamento lembra uma notícia de jornal.
  • Entre os vários slides apresentados, geralmente com imagens e legendas, um deles é sobre os correios que tiveram que se adaptar ao mundo moderno; além da entrega de correspondências, apresentam aproximadamente 34 serviços diferenciados (adaptação de acordo com a atual necessidade).
  • Slide: ¨O homem criou uma forma de escrita que adquiriu universalidade, tornando mais fácil a comunicação entre povos de línguas diferentes¨. Ex.: Twitter, Facebook, Tumblr, Msn, Orkut. Até mesmo o Pombo Correio mudou, agora é o twitter.
  • Um dos vídeos apresentados nos mostra o Pombo Correio; observa-se que que no peito do pombo azul está escrito twitter. Twitter significa gorjear.
  • Slide: Mudanças e Transformações – nos mostra a evolução do desenho em quadrinhos de Maurício de Souza. Temos nos desenhos transformações físicas, sociais e culturais. Nas transformações conceituais foi citado o gibi ¨Mônica Jovem¨.
  • Houve discussão da capa da revista em quadrinhos apresentada, Mônica Jovem, e os seus respectivos personagens, enfocando as diversas mudanças e transformações ocorridas com o passar do tempo.
  • Recursos gráficos – outdoors..
  • Hipertexto – a leitura passa a ser não-linear ou multilinear. ¨Para ser hipertexto é necessário clicar¨ (Prof. Luiz Fernando).
  • Discussão sobre mapa conceitual.
  • Conceito significa ideia. A função do mapa conceitual é mostrar caminhos, ou seja, mostrar ideias que estão no texto.
  • As palavras têm uma carga de informações. O bom leitor identifica no texto as palavras de conceitos ou ideias mais significativas para a sua leitura. (Prof. Luiz Fernando).
  • ¨Nos mapas conceituais temos uma qualidade de entendimento por parte dos alunos¨ (Prof. Luiz Fernando).
  • Os mapas conceituais estimulam a criatividade dos alunos.
  • Para cada parágrafo do texto temos uma ideia. Da ideia primária extraímos as ideias secundárias, e dessas, as ideias terciárias; dificilmente chegamos na ideia quartenária.
  • O texto é um tecido de temas e comentários.
  • Discussão: Letramentos – vários conceitos, questionamentos e exemplos.
  • Outros assuntos abordados: globalização, noções de cidadania, inclusão x exclusão social.
  • Muitas vezes tomamos posse de informações distorcidas. Não podemos confiar em tudo que encontramos na internet.
  • Letramento crítico – é necessário nos posicionar quando fazemos a leitura de um texto verbal ou imagético (Prof. Luiz Fernando Gomes).
  • Comentários do Prof. Luiz Fernando sobre as imagens apresentadas nos slides.
  • Hoje, nesta aula tivemos a presença da professora Lilian Mara Dal Cin dos Santos que veio de Itatiba apresentar/socializar a sua dissertação de Mestrado (UNICAMP) com a nossa turma. Convite do Prof. Luiz Fernando Gomes.
  • A defesa de dissertação da Prof.ª Lilian ocorreu no dia 09 de agosto deste ano.
  • O tema da dissertação é o twitter, e o título – O Pio do pássaro: uma análise das funções prototípicas do tweet.
  • A Prof.ª Lilian inicia a sua fala explicando o porque do termo pio do pássaro. Segundo Lilian, o pio do pássaro é uma menção à vibração do burburinho dos pássaros.
  • A Prof.ª Lilian mencionou a dificuldade de encontrar referências para a sua pesquisa.
  • A Prof.ª Lilian, como pesquisadora, encontrou e analisou cinco esferas no twitter:
        • Esfera cotidiana – é a esfera das relações familiares; a esfera comum. Analisou a estudante de mestrado Flávia Orci.
        • Esfera cotidiana e artística. Analisou o adolescente João Pismel.
        • Esfera literária. Analisou o escritor Fabrício Carpinejar.
        • Esfera jornalística. Analisou a jornalista Rosana Hermann.
        • Esfera artística. Analisou o humorista Rafinha Bastos.

  • Foram feitas análises nas cinco esferas encontradas no twitter, tendo com referência as três funções:
        • Informar o que está acontecendo
        • Interagir
        • Fazer refletir

  • Nas considerações finais a pesquisadora faz uma retomada das cinco esferas encontradas no twitter e seus respectivos representantes por ela eleitos e estudados.
  • A apresentação durou aproximadamente uma hora. Foi de grande valia a exposição da Prof.ª Lilian. Gostei muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário