sexta-feira, 5 de outubro de 2012


Nosso segundo encontro: 28 agosto 2012


  • A proposta da aula de hoje é a discussão do artigo: Olhar do Educador e Novas Tecnologias¨, de Pedro Demo.
  • DEMO, Pedro. Olhar do Educador e Novas Tecnologias. In: B. Técnico do Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v.37, nº2, mai./ago.2011, Disponível em: HTTP://www.senac.br/conhecimento/periodicos.html
  • Antes da discussão do artigo houve muitos outros comentários sobre a disciplina e do cronograma que o Prof. Luiz Fernando nos enviou por e-mail.
  • Todos nós, alunos, temos como uma das tarefas desta disciplina a elaboração de um blog para o registro das nossas anotações/memórias de aula e nossas reflexões. O Prof. Luiz Fernando comentou sobre os blogs dos alunos e ofereceu ajuda.
  • Outra atividade desta disciplina será a apresentação/seminário das leituras dos textos propostos pelo professor. A apresentação será em dupla.
  • O Prof. Luiz Fernando nos orientou como devemos fazer uma leitura holística ao ler um texto/artigo.
  • Ao fazermos a leitura holística temos primeiramente a opinião do autor e as ideias gerais.
  • Leitura holística:
      Abordagem: 
              • Top down (de cima para baixo)
              • Bottom up (de baixo para cima)

Top down: partimos da construção e em seguida para a compreensão.

Construção:
          • Tema
          • Argumentos:     
            •  autor
            • citações
          • Partes do texto
Compreensão:

uso do conhecimento prévio do assunto
uso do conhecimento – mundo
repertório (qual o conhecimento que temos)


Título (revelação do tema):

          1. introdução
          2. conclusão

O título é uma revelação do tema – aparece na introdução e na conclusão.


Bottom-up envolve:

          • gramática
          • vocabulário
          • citações
          • problemas localizados e pontuais
          • detalhes argumentativos
  • A forma de leitura deve ser primeiramente global.
  • Depois que ¨buscamos¨ os detalhes argumentativos podemos ter a compreensão.
  • A leitura deve ser uma troca entre o leitor e o autor.
  • A área de pesquisa do Prof. Luiz Fernando é a linguagem e a tecnologia.
  • Letramento
            - Usos sociais da escrita (leitura)
            - Temos vários contextos: a cultura (ampla), depois a situação naquele contexto; e por isso, a linguagem é diferente.
          • Dentro da situação temos:
            • a) campo (é o assunto)
            • b) participantes (é com quem conversamos)
            • c) modo (o modo pode ser oral, escrito ou multimodal)
  • Os letramentos podem ser práticas situadas ou letramento mediatizado (várias mídias).
  • A escrita é uma tecnologia; se nenhuma tecnologia é neutra ela tem uma ideologia (carga de crenças e valores).
  • O uso da escrita não é neutro, é individual e coletivo.
  • ¨Nós somos seres políticos¨ (Prof. Luiz Fernando Gomes).
  • Letramento crítico – é olhar para o fenômeno complexo e saber para que serve.
  • ¨O que interessa é o uso social da escrita¨ (Prof. Luiz Fernando Gomes).
  • Podemos posicionar as novas tecnologias à serviço do aprender dos estudantes. Podemos fazer o currículo programático da disciplina voltado para as necessidades objetivas do aprendiz. (ex.: O aluno quer passar no vestibular).
  • Nós não temos só necessidades objetivas, temos as necessidades subjetivas que envolvem o nosso perfil (ex.: motivação, o nosso histórico de sucesso ou insucesso, etc). As necessidades subjetivas são dinâmicas.
  • O que é desejo? O que é querer? O que é precisar? Qual o papel das tecnologias?
  • É sempre preferível educar a censurar.
  • A importância da autocrítica – Pedro Demo.
  • ¨A ideia do sim e do não. O caminho do meio é morno, temos que tentar os extremos e aceitar as consequências¨ (Prof. Luiz Fernando Gomes).
  • ¨Nas escolas e no mundo há lugar para todos. Cada um tem a sua história¨ (Prof. Luiz Fernando Gomes).
  • A tecnologia nos aponta para novos momentos de aceitação.
  • A questão da familiarização com a tecnologia é muito importante.
  • A reflexão deve ser de preferência com ação. A ação é propor coisas novas.
  • Discussão sobre a geração Google.
  • Precisamos humanizar mais as crianças, a tecnologia muitas vezes isola as crianças. Todos nós sabemos de vários exemplos dessa situação.
  • ¨Somos frutos da nossa época¨ (Prof. Luiz Fernando Gomes).
  • ¨Não podemos criticar o professor sem criticar o entorno¨ (Prof. Luiz Fernando Gomes).
  • O que é fazer uma leitura crítica?
  • A leitura crítica passa por alguns processos por parte do leitor:
        • O autor tem que ter motivações; e onde observamos essas motivações?
        • O leitor para ser crítico precisa conhecer quais as motivações que estão acontecendo;
        • Opinar não é criticar;
        • O juízo de valor, de gostar ou não gostar, não pode estar ligado ao senso comum;
        • A desconstrução é interessante, pois passa pelo que foi dito e pelo que não foi dito;
        • O dito é muito eloquente, é fundamental;
        • Além da desconstrução é necessário saber as construções do autor (local, época e ideologia);
        • A visão de mundo;
        • As condições de recepção – Como nós leitores estamos tendo as condições para a leitura? Qual a minha época? Tenho tempo para ler?
  • A inter-relação entre os conhecimentos são importantes para a leitura crítica.
  • Temos que ter ousadia, buscar o novo.
  • ¨É necessário ousar para buscar novas práticas¨ (Prof. Luiz Fernando Gomes)

Ousar


A ousadia nos coloca frente a frente com os desafios.

Ousar é enfrentar, é romper barreiras padronizadas.

Ousar é desafiar, acreditar no novo e nas nossas convicções.

Ousar não é agredir, ousar é crença.

Podemos ousar com sutileza, com maestria, e salientar a singeleza do momento.

Ousar com emoção desperta o olhar adormecido para o nosso interior e o nosso próximo.

Ousar com emoção causa encantamento, paixão e até deslumbramento.

Ousadia e coragem são elos entrelaçados.

Temos que ousar para sensibilizar.

Quem ousa sai do casulo da inércia, da acomodação.

Quem ousa sai da mesmice e salienta o inusitado.

O medo não é amigo da ousadia.

Ousadia e amor quando em sintonia nos encanta com sua melodia, e nos desperta para a esperança de um novo florescer. E porque não de um novo amanhã?

Vamos ousar?

Margly Octavia





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